Externato Álvares Cabral, uma escola com cinquenta anos de experiência no ensino
Situado na Estrada de Benfica, o Externato Álvares Cabral (EAC), que possui o alvará nº 1979, de 19 de outubro de 1971, recebe alunos há mais de cinquenta anos e é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. A sua experiência, localização e modalidades de ensino são até hoje os melhores argumentos que trazem alunos não apenas de Lisboa, mas também de restante zona metropolitana de Lisboa e margem sul. Com uma localização excelente e uma rede de transportes públicos à porta, o EAC torna-se facilmente acessível para todos. A sua experiência nas modalidades de ensino básico e secundário recorrente, com autonomia pedagógica, permite aos alunos terminarem os seus estudos num ano, o que para muitos é uma possibilidade única de ingressar no ensino superior ou no mundo do trabalho, com a maior brevidade possível. Esta vasta experiência e compromisso com a educação, confere elevada exigência à seleção de professores, que deverão ter elevadas competências pedagógicas, vasta experiência profissional e um forte cariz humano e social.
De portas abertas à comunidade envolvente, o EAC tem uma longa história para contar a todos os que o visitam na expectativa de encontrar respostas para as suas necessidades. Por tudo isto o EAC dá as boas vindas e abre as portas das suas instalações a todos os que o quiserem conhecer melhor.
O Externato foi ajustando a sua oferta formativa para se adaptar aos tempos e ao seu público. Começou por oferecer o ensino preparatório e o ensino liceal, bem como cursos técnicos de datilografia, contabilidade e secretariado. Com o aumento da procura, o Externato completou a rede de escolas oficiais, recebendo muitas turmas de alunos do 7.º ao 10.º ano, que prosseguiram os seus estudos. Atualmente, é uma escola perfeitamente adaptada às exigências do ensino do século XXI, onde os alunos podem optar pelo ensino regular ou pelo ensino recorrente de acordo com o seu percurso académico. Ao longo do tempo manteve sempre o seu compromisso com uma educação de exigência, que se reflete na escolha dos professores, nas suas elevadas competências pedagógicas e também no seu cariz social e humano. Valores como a tolerância, responsabilidade, humanismo, liberdade, flexibilidade e criatividade estão também sempre presentes. A atividade do Externato desenvolve-se com autonomia pedagógica, integrando-se no Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação, e em estreita parceria com associações e empresas com as quais tem protocolos.

Comentários recentes