A Escola Global – Empreender na Globalização

A Escola Global – Empreender na Globalização

A Globalização está na ordem do dia e faz parte do nosso léxico há tanto tempo, que já nem nos lembramos que começámos a falar nela no final do século passado, o que, comparado com a metodologia encontrada por Fernand Braudel para medir a História, na sua obra “História das Civilizações”[1], não foi assim há tanto tempo. Aliás, de acordo com os Ciclos da História de Braudel, não foi há tempo nenhum.

Entendemos, por isso, que todo este processo de empreender na globalização rumo a uma Escola Global nos obrigar a Inovar de forma reiterada e sistemática. No entanto, há algo fulcral neste nexo de causalidade que liga a Inovação à Globalização, que é a perceção da Diversidade[2] por parte de toda a Comunidade Educativa, bem como pelos stakeholders[3], como um dos eixos principais na existência duma Escola Global.

A Globalização é um processo que envolve todos os países e os respetivos cidadãos. A Escola Global é, igualmente, um processo que deverá envolver todos os que participam na vida da Academia[4] e, para isso, é também essencial que a Internacionalização[5] esteja presente nas aprendizagens dos alunos e seja parte integrante do respetivo Projeto Educativo. Mas o professor é o catalisador de tudo isto e, para isso, tem que estar apto para a Mudança, quer nas metodologias, quer no estabelecimento de parcerias com colegas de outros países[6].

A Escola Global é sinónimo de Criação, Inovação, Cooperação Transnacional, Diversidade e Mudança.

Para que o processo da globalização continue a ser um sucesso, é fundamental que a Escola Global seja a regra em todas as Escolas e em todas as Comunidades Educativas.

Não podemos ter a Economia, os Sistemas Financeiros todos interligados[7] e não termos uma Escola Global.

Uma Sociedade Desenvolvida, Solidária e Justa precisa duma Escola Global!

Empreender na Globalização rumo a uma Escola Global é uma das chaves do sucesso da Agenda 2030[8], que nos engaja a todos enquanto Membros das Nações Unidas!

 

[1] “Is it possible somehow to convey simultaneously both that conspicuous history which holds our attention by its continual and dramatic changes – and that other, submerged history, almost silent and always discreet, virtually unsuspected either by its observers or its participants, which is little touched by the obstinate erosion of time?”

[2] A este propósito, ler o nosso artigo “Empreender na diversidade”, in: http://linktoleaders.com/empreender-na-diversidade

[3] A person with an interest or concern in something, especially a business. As modifier Denoting a type of organization or system in which all the members or participants are seen as having an interest in its success. In: https://en.oxforddictionaries.com/definition/stakeholder

[4] Naturalmente que esta participação envolve muito mais do que alunos, professores, colaboradores técnicos e auxiliares.

[5] O ERASMUS + é o grande exemplo do esforço feito pelas Autoridades Comunitárias ao longo dos anos para a efetivação da cooperação transnacional entre os cidadãos dos Estados Membros.

[6] Esta Cooperação irá naturalmente aumentar a motivação dos professores e potenciar a criatividade, pois esta exposição a outras realidades irá mudar a forma como se olha para a relevância do papel do professor, quer na sala de aula, quer na Escola, quer a nível transnacional.

[7] Ainda nesta sexta-feira a agência de notação financeira Standard and Poor’s (S&P) retirou Portugal do lixo, revendo em alta o rating atribuído à dívida soberana portuguesa de BB+ para BBB-. In: https://www.standardandpoors.com/en_US/web/guest/home

[8] http://www.un.org/sustainabledevelopment/development-agenda/

 

Artigo publicado a 21/09/2017 no Link to Leaders

Outras Notícias

A convite do desafio proposto pelo Colégio de Alfragide, embebidos no espírito de solidariedade e com o coração voltado para quem mais precisa, iremos promover uma campanhade recolha de bens alimentares com o objetivo de apoiar os militares que se encontram em zonas...

O patriarcado em tempos de guerra!

Se em momentos de paz as mulheres são vítimas de abusos sexuais como resultado de uma sociedade altamente patriarcal e desorganizada, em momentos de guerra os abusos contra este género tendem a aumentar em grande escala, sendo os maiores alvos de violência que o...

Entrevista da Dra. Teresa Damásio à LUX Woman

📢 A Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, partilhou a sua visão inspiradora! 📖 Descobre as reflexões sobre educação, liderança e os desafios que moldam o futuro, numa abordagem que combina sabedoria e inovação! Inspira-te com as palavras de quem está a...

Formação Gratuita Financiada| Líder + Digital

Preparados para a Transição Digital? O EAC, escola do Grupo Ensinus, através da formação de excelência do Instituto Superior de Gestão, em parceria com a CCP e UACS, divulga a formação GRATUITA e Certificada para todos os que querem impulsionar a digitalização nas...

Concurso Nacional de Jovens Empreendedores 2025

Sentes-te um(a) verdadeiro(a) empreendedor(a)? 🙌🏻 Então esta oportunidade está mesmo a chamar por ti! As candidaturas para o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores já estão abertas! Esta iniciativa organizada pela Fundação da Juventude, visa o apoio à geração de...

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 918185162